Maior Portal Sobre Hormônios
   Uma publicação da Editora Conceito

Ano VII | ® Editora Conceito, desde 1998 | ISSN 2359-4578 | Editora-chefe: Marta DePaula | Editor-científico: Dr. Luiz Alberto da Fonseca CRO-SP 43730 |  Jornalista: Cezar Brites Mtb 15732

Osteoporose

@marcelocms      sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

  • marcelocms

    OSTEOPOROSE

    A osteoporose é um enfraquecimento ósseo com redução da densidade mineral acima de 2,5 desvios padrões (T escore <-2,5) causada por desnutrição e/ou desequilíbrio hormonal resultando em fraturas.

    40% da população americana entre as idades de 80 a 90 anos morrem de complicações decorrentes de uma fratura do quadril, sendo que as fraturas do quadril representam apenas 30% das fraturas causadas pela osteoporose. As regiões mais comumente fraturadas alem do quadril são os punhos, ombros e coluna toracolombar.

    Fatores genéticos, hormonais, nutricionais, ambientais( estilo se vida) e presença de doenças concomitantes estão envolvidos na patogênese da perda de massa óssea.

    Estudos mostram que há uma forte correlação entre osteoporose e doenças cardiovasculares devido à essas doenças apresentarem fisiopatologia semelhante. Mulheres que fazem suplementação somente com cálcio tem um risco 600% maior de ser acometida por ateriosclerose, infarto do miocárdio ou AVC.

    O tratamento adequado da osteoporose inclui uma mudança no estilo de vida, suplementação apropriada de vitaminas e minerais e modulação hormonal, se necessária.
 
 

Comentários

Pilares da Saúde