Maior Portal Sobre Saúde Hormonal
   
Editora Conceito 22 anos transformando vidas!

Ano IX | ® Editora Conceito, desde 1998 | ISSN 2359-4578 | Editora-chefe: Marta DePaula | Editor-científico: Dr. Luiz Alberto da Fonseca CRO-SP 43730 |  Jornalista: Cezar Brites Mtb 15732

Ingerir líquidos nas refeições

Dr. Philipe Passos      segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Já conversamos sobre os malefícios que o uso crônico e mal indicado dos inibidores de bomba de prótons podem causar em nosso organismo (os “prazóis”). Mas vamos diferenciar 2 problemas básicos que causam muita confusão e até diagnósticos precipitados.

Sentir dores antes de se alimentar ou até em jejum: Geralmente reflete o excesso de acidez no estômago. Neste caso pode levar à gastrite, pode estar acompanhado de eructações (arrotos), queimação e a dor do jejum é aliviada com a alimentação. Além disso, a digestão encontra-se normal.

O mais comum agora, as dores/ desconfortos após a alimentação: Causa mais comum é a deficiência na produção de ácido clorídrico, ou seja, pouca acidez no estômago para digerir os alimentos. Existe aqui, dificuldade para a digestão dos alimentos causando dor e azia.
A dor acontece pois a hipocloridria, como chamamos, deixa o estômago cheio de alimentos mal digeridos. Este conteúdo reflui ao esôfago que, por ter um pH naturalmente mais alcalino que o estômago, tem seu epitélio literalmente queimado, gerando sensação de dor e queimação.
Aqui, é muito comum a confusão quando falamos sobre gastrite, o que acontece neste caso é exatamente o contrário! Falta ácido.

A dica para quem sofre com algum dos sintomas de má digestão e tem mais de 40 anos é: evite a ingestão de líquidos durante as refeições. Acontece que, com o avanço da idade, reduzimos a capacidade de produção do ácido clorídrico no estômago, ocasionando piora destes problemas.

Se você está se medicando com algum medicamento antiácido ou omeprazol para aliviar a queimação gástrica, cuidado, esta classe de medicamentos pode causar uma série de prejuízos à saude.

Lembrem-se de sempre procurar a causa para os problemas e eu ja falei em posts anteriores sobre isso, alimentos que contém açúcar, processados, farináceos e, em alguns casos, o leite estão diretamente relacionados com o prejuízo na produção ácida.
Portanto, procure ajuda de um profissional para orientação nutricional e abordagem terapêutica.

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019