MAIOR PORTAL SOBRE SAÚDE HORMONAL
Editora Conceito, há 22 anos transformando vidas!

Ano IX | ® Editora Conceito, desde 1998 | ISSN impresso 2359-4578 | Editora-chefe: Marta DePaula | Editor-científico: Dr. Luiz Alberto da Fonseca CRO-SP 43730 |  Jornalista: Cezar Brites Mtb 15732

Estamos na era da HOF

Dra. Linaena Mericy      quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Estamos na era da HOF (Botox, preenchedores, bioestimuladores, full face, etc ) Cirurgiões-dentistas e médicos executam esses procedimentos com maestria e excelentes resultados são alcançados.
 
Mas, há insucessos também. Alguns pacientes respondem maravilhosamente bem ao procedimento e outros não.
 
💕Você, caro colega, já se perguntou o porquê disso?
 
Aí muitos pensam: deve ser a técnica, o profissional ou produto usado. Claro que todos esses fatores interferem. Mas o que muitos se esquecem é da pele, o tecido que recebe os procedimentos. 
 
E eu sei e imagino que muitos profissionais fazem o preparo externo da pele externo (exfoliação, ácidos, hidratação) antes dos procedimentos invasivos.
 
💕No entanto, a pele é um órgão (o maior do nosso corpo) que está sujeito às alterações sistêmicas do paciente (e como!!!). Tem um ditado que diz o seguinte: quer saber se a pessoal tem saúde olhe para a sua pele!!!
 
Vamos exemplificar: a pele de uma mulher jovem com estilo de vida mais saudável é mais hidratada, macia e bonita do que a pele de uma mulher na menopausa ou que faz uso de anticoncepcionais. Por óbvio, meus queridos colegas, os cuidados ao longo da vida e estilo de vida contam, mas o que mais impacta numa pele é a ação hormonal, especialmente os esteroides.
 
Você sabia que a testosterona é responsável pela lubrificação da pele? E que a 5-Dihydrotestosterona (DHT), a testosterona mais potente, acelera o processo de cicatrização e também melhora a lubrificação da pele?
 
O estradiol aumente a produção de colágeno tipo I, II e elastina, aumentando a espessura da pele e melhorando seu tônus?
 
A progesterona é o principal hormônio que aumenta a apoptose (morte das células velhas) e acelera a renovação tecidual? Além disso, é o nosso principal hidratante? Sem progesterona a pele fica ressecada e desidratada.
 
A vitamina D (outro hormônio esteroide) aumenta a produção de colágeno sem aumentar a produção de fibroblastos. Isso resulta numa pele mais firme, resistente. Além disso, participa também da renovação tecidual.
 
Então, não há como fazer uma harmonização orofacial do paciente e ter resultados perfeitos, se não forem avaliadas e tratadas as condições sistêmicas hormonais.
 
 
Autora: Dra. Linaena Mericy

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019