Maior Portal Sobre Hormônios
   Uma publicação da Editora Conceito

Ano VII | ® Editora Conceito, desde 1998 | ISSN 2359-4578 | Editora-chefe: Marta DePaula | Editor-científico: Dr. Luiz Alberto da Fonseca CRO-SP 43730 |  Jornalista: Cezar Brites Mtb 15732

Cálcio, ossos e Osteoporose

@dra.danielavolci      terça-feira, 8 de outubro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

  • 💀Cálcio, ossos e Osteoporose . 📍O cálcio é um mineral essencial para nossa saúde. Muito conhecido e comentado quando relacionado à boa saúde de ossos e dentes, também tem função direta em diversos processos fisiológicos do nosso organismo, tais quais:
    🔹 ação na geração de potenciais de ação e consequente transmissão de impulsos nervosos;
    🔹 regular a contração muscular;
    🔹 modular a secreção de hormônios;
    🔹 permear a passagem de substâncias pelas membranas das células;
    🔹 balanço da acidez tecidual e sanguínea.
    Quando é requisitado para algumas dessas funções, as fontes de retirada serão os rins, o intestino e os ossos.
    Tal ciclo ocorre pela ação de alguns hormônios, entre eles a Calcitonina produzida pelas células C parafoliculares da glândula tireóide, pelo Paratormônio produzido pelas Paratireóides, sob influência de outros fatores, como níveis de Vitamina D, Estrógenos, Cortisol, outros hormônios tireoidianos, além de dieta e hábitos de vida.
    Isso ocorre todos os dias em diversas regiões do nosso corpo, como um processo de reciclagem, onde há reabsorção/formação óssea constante.
    Quando esse sistema falha, gera uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.
    ‼️Osteoporose e Envelhecimento
    Com o passar dos anos, ocorre uma desregulação entre a atividade formadora (osteoblastos) e destruidora (osteoclastos) das células ósseas, resultando em estruturas mais porosas e menos resistentes. Perdas mais leves de massa óssea caracterizam a osteopenia. Perdas maiores são próprias da osteoporose.
    Na maioria dos casos, a osteoporose é uma condição relacionada com o envelhecimento. Ela pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa por causa da queda na produção do estrógeno.

Comentários

Pilares da Saúde