Uma publicação da:

desde 1998

Ano VII | ® Editora Conceito, desde 1998 | ISSN 2359-4578 | Editora-chefe: Marta DePaula | Editor-científico: Dr. Luiz Alberto da Fonseca CRO-SP 43730 |  Jornalista: Cezar Brites Mtb 15732



Azeitonas: Vitaminas, Minerais e Gorduras Boas para Você

Dr. Rondó      terça-feira, 13 de agosto de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

 

É muito difícil encontrar alguém que não goste de azeitonas, ou que pelo menos nunca as tenha provado – talvez isso seja praticamente impossível! Essas belezinhas, além de saborosas, têm alguns benefícios para a sua saúde.

Antes de qualquer coisa, você precisa saber de alguns detalhes importantes. As azeitonas, frutos da árvore de oliva (Olea europaea) são naturais do Mediterrâneo e da Ásia Menor, que até hoje as exportam mundo afora.

Estima-se que começaram a ser cultivadas 7 mil anos a.C., e há indícios de sua comercialização na Grécia Antiga a pelo menos 3 mil anos a.C! Originalmente a azeitona tem um sabor amargo característico, graças a um composto fenólico chamado Oleuropeína.

Vitaminas e Minerais nas Azeitonas

A azeitona contém:

  • Vitaminas A, B1, B2 e C
  • Potássio
  • Sódio
  • Cálcio
  • Fósforo
  • Silício
  • Magnésio
  • Ferro

Benefícios das azeitonas

Além das vitaminas e minerais, há outras importantes características da azeitona que podem garantir um booster de saúde. Veja:

– Antioxidantes

Previnem a inflamação silenciosa no seu corpo, retardando o envelhecimento e evitando diversas doenças, como as cardiovasculares e as crônicas, cada vez mais comuns no mundo moderno.

– Gorduras boas

As azeitonas são fontes de gorduras boas naturais, tão necessárias para o bom funcionamento do seu organismo. A cada 100 gramas de azeitonas, 10 são dessas gorduras benéficas.

Como sempre digo, uma boa forma de conseguir esses benefícios é utilizando azeites. Mas fique atento à qualidade desses produtos, pois há muitos adulterados. Escolha sempre azeites extravirgens com até 0,5% de acidez e prefira aqueles que dão certa ardência na garganta: isso indica que têm bastante antioxidantes como o oleocanthal, um anti-inflamatório natural.

Clique aqui para saber mais sobre como escolher o seu azeite e aqui para ver um pouco mais sobre os benefícios desse óleo essencial para uma Supersaúde!

 

Referências Bibliográficas:


Fonte: www.drrondo.com

Comentários







Parceiros do Jornal




Busque por #Hashtags


Dose seus hormônios

Segundo a ciência, os desruptores endócrinos podem provocar estragos diversos no organismo, que vão de obesidade a câncer, passando por distúrbios na tireoide.
A ciência está descobrindo que produtos do nosso cotidiano, como esmaltes, televisão e até água encanada, escondem substâncias capazes de alterar o funcionamento do nosso corpo.
Você sabia que os desruptores endócrinos são compostos artificiais ou naturais que interferem na ação dos nossos hormônios e nos expõem a doenças? Hoje, há suspeitas sobre mais de 800 misturas químicas. “Elas estão na indústria e na agricultura e entram no corpo pela ingestão de água, de alimentos e pela respiração”, diz a química Débora Santos, da Universidade Federal de Pernambuco. Essa também é uma boa razão pela qual você deve dosar seus hormônios.

#protocolobotelho

#avidasemmedicamentos