Maior Portal Sobre Saúde Hormonal
   
Editora Conceito 22 anos transformando vidas!

Ano IX | ® Editora Conceito, desde 1998 | ISSN 2359-4578 | Editora-chefe: Marta DePaula | Editor-científico: Dr. Luiz Alberto da Fonseca CRO-SP 43730 |  Jornalista: Cezar Brites Mtb 15732

A banha de porco é saudável?

Dr. Philipe Passos      segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Apesar de ter sido considerada vilã, a banha de porco pode sim fazer bem para a saúde desde que seja consumida da maneira certa e com moderação!

É muito comum que as pessoas fiquem em dúvida sobre qual óleo usar na alimentação, existem várias opções disponíveis no mercado e são tantas informações que muitas vezes confundem mais ainda.

Nossos avós utilizavam esta banha para preparo de alimentos mas infelizmente foram levados a acreditar que ela era prejudicial e poderia causar problemas cardíacos. Neste momento, a industria começou a venda dos verdadeiros venenos: óleo de soja, milho, girassol, canola e etc.
Mas foi a partir da mudança para os óleos vegetais industrializados, somado ao aumento do consumo dos carboidratos/ açúcares que as doenças relacionadas com a alimentação tomaram proporções imensas.

Hoje sabemos que a gordura animal é completamente saudável para o organismo, a banha de porco atinge a temperatura certa para fritar os alimentos com mais rapidez e, por não ter sido industrializada, não contém aquele número grande de compostos tóxicos à saúde, como os radicais livres que podem predispor ao aparecimento de câncer, se consumidos por longos períodos de tempo.

Porém, fiquem atentos à alguns detalhes que sempre ensino aos meus pacientes: A maior parte da banha que está disponível nas prateleiras dos supermercados é obtida de animais criados em cativeiros, muitas vezes branqueada, hidrogenada, desodorizada e com adição de produtos químicos!

Minha recomendação é que esta banha seja comprada diretamente com o produtor. Quando o porco é criado livre, sua carne e sua banha apresentam uma melhor qualidade dos ácidos graxos Ômega-6 e 3, tornando-se ótimo para o consumo humano.

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019