Parte 1 Propriedades Medicinais das Verduras e Legumes!

VERDURAS, LEGUMES SEUS NUTRIENTES E SUAS VITAMINAS

Para ter uma saúde boa é fundamental ingerir no dia a dia tanto os legumes quanto as verduras que pertencem ao grupo das hortaliças com certa frequência. Legumes e verduras pertencem ao grupo das chamadas hortaliças, que são aqueles ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Estes, são nutrientes importantes para proteger o organismo contra várias doenças. Sem contar que as hortaliças são ricas em potássio, um mineral que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e na produção de energia.

A parte comestível das verduras são as folhas, hastes, flores ou botões. Já a dos legumes são os frutos, sementes e raízes. Esses alimentos não apenas fornecem uma cor em nossa refeição, como trazem nutrientes importantes. E, saiba, a cor da hortaliça determina seu benefício.

Por exemplo:
Hortaliças verdes (como brócolis, rúcula e espinafre): agem na renovação das células do sangue e fortalecem o sistema imunológico;
Hortaliças vermelhas (como pimentão, tomate e rabanete): ajudam a diminuir os riscos do câncer de próstata e são fontes de vitamina C;
Hortaliças laranjas (como cenoura e abóbora): são muito boas para a visão, beleza da pele e auxiliam na prevenção de diarreia e doenças como bronquite;
Além disso, a ervilha, o grão-de-bico e a “soja verde” também são ótimos alimentos, exemplos de hortaliças, que devemos consumir. Eles são ricos em proteínas, ou seja, nutrientes responsáveis pela construção e manutenção do tecido e defesa do organismo. A maioria das pessoas desconhecem é a de que batata, batata-doce, os milhos, melão, morango e melancia também são considerados hortaliças.
Conheça os principais benefícios que legumes e verduras oferecem à saúde.
Hortaliças brancas
Cebola, alho, aipo e couve-flor contêm flavonoides, compostos com atividade antioxidante [impedem o envelhecimento celular] que também possuem atividade antialérgica, anti-inflamatória e antiviral. Além de minerais, como selênio e compostos conhecidos como organossulfurados (que também possuem atividade antioxidante).
Eles atuam contra processos inflamatórios e alergias, ajudam a fortalecer os sistemas imunológico e circulatório, e ainda protegem de doenças relacionadas ao envelhecimento, como a artrose.
Hortaliças verdes
Couve, alface, agrião, brócolis e pimentão contêm pró-vitamina A, vitamina B2, vitamina B5, vitamina C, vitamina K e minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Estes que auxiliam na saúde da pele, dos ossos, do cabelo e da visão, bem como no bom funcionamento dos sistemas digestório, imunológico e sexual.
Além disso, auxiliam na redução do colesterol, na prevenção de doenças cardiovasculares (como a aterosclerose), ajudam a evitar o acúmulo de material gorduroso nas paredes das artérias e ainda previnem do envelhecimento precoce.
Hortaliças amarelo-alaranjadas
Cenoura, abóbora, pimentão, batata e melão são ricos em pró-vitamina A, vitamina C, carotenoides (substância responsável por dar cor a frutas e hortaliças) e flavonoides. Estes nutrientes auxiliam no crescimento, na proteção contra doenças cardíacas e nas manutenções da visão e da pele. Também contribuem para o bom funcionamento dos sistemas imunológico e sexual.
Hortaliças vermelhas
Tomate, e pimenta contêm licopeno e vitamina C, substâncias que podem ajudar a reduzir o risco do desenvolvimento de cânceres de próstata, mama e estômago. Eles também atuam na manutenção da saúde da pele, da gengiva, da regulação dos vasos sanguíneos, na redução do colesterol e reduzem as chances de se ter doenças cardiovasculares.
Hortaliças roxas
Contêm antocianinas e ácidos fenólicos, que são propriedades anticancerígenas, melhoram a memória e protegem contra doenças do coração. O suco de beterraba, por exemplo, reduz a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea.

Abobrinha, Produtos Hortícolas, Pepinos, Colheita

Abobrinha: composta de aproximadamente 94% de água. É um dos vegetais com menores taxas calóricas, uma xícara dela crua e fatiada possui menos de 20 calorias. É, ainda, uma boa fonte de vitaminas A, C e folato.

Batata-Doce, Alimentos, Vegetais, Inhame, Saudável

Batata-doce: excelente fonte de beta-caroteno, o que ajuda a evitar certos tipos de câncer. Apesar de seu gosto adocicado, a batata-doce tem muito amido e fornece quase a mesma quantidade de calorias que os outros tipos de batatas.

Berinjela, Produtos Hortícolas, Frutas, Violet, Roxo
Berinjela: tem pouquíssimas calorias, e proporciona uma sensação de saciedade, mas é pobre em nutrientes. Absorve muita gordura durante o cozimento, cerca de 4 vezes mais do que uma batata frita.
Fruta, Legumes, Chuchu
Chuchu: embora considerada por muitos como legume, o chuchu é uma fruta. Apesar do gosto pouco marcante, apresenta importantes propriedades: além do alto teor de fibras, é uma importante fonte de minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio.
Pimentas, Legumes, Horta, Alimentos, Restaurante

Pimentão: excelente fonte pouco calórica, de vitaminas A e C. Aqueles de cores fortes possuem alto teor de bioflavonoides (pigmentos vegetais que ajudam a prevenir contra o câncer), de ácidos fenólicos (inibem a formação de nitrosaminas cancerígenas) e de esterol vegetal (precursor da vitamina D que parece proteger contra o câncer).

Pimentas, Quente, Picante, Red, Alimentos, Pimentão

Pimenta: excelente fonte de vitaminas A e C. Pode aliviar a congestão nasal
e prevenir coágulos sanguíneos que causam ataques cardíacos ou derrame cerebral. Boa fonte de antioxidantes. Contém bioflavonoides, pigmentos vegetais que parecem prevenir contra o câncer.

Quiabo, Resultados Quiabo, Saúde
Quiabo: pobre em calorias e rico em amido. Apresenta alto teor de folato. Rica fonte das vitaminas antioxidantes A e C e de potássio, eletrólito que mantém o equilíbrio de líquidos no organismo e que ajuda a transmitir os impulsos nervosos.

Ervilhas, Ervilha, Produtos Hortícolas, Verde

Vagem: com uma quantidade razoável de nutrientes e fibras, uma porção
de 100 gramas de vagem cozida fornece 25% das necessidades diárias de
vitamina C de um adulto, cerca de 20% da porção diária recomendada de ácido fólico, bem como uma pequena quantidade de ferro. Assim como os feijões, pode causar flatulência em pessoas suscetíveis.

Resultado de imagem para rúcula hidropônica

Rúcula: o seu consumo trará os benefícios das vitaminas A, C e K, além de poderosos antioxidantes e minerais.

Por ser uma excelente fonte de clorofila alcalinizante, a rúcula é capaz de limpar o sangue, gerando o incrível efeito de desintoxicação de outras substâncias nocivas que ficam impregnadas em nosso corpo.

• Trata a diabetes
• Previne câncer de cólon e de pulmão
• Protege a saúde da pele
• Previne osteoporose
• Melhora a saúde dos olhos
• Previne gripes e resfriados
• Previne o envelhecimento precoce
• Melhora a libido
• Desintoxica o organismo

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